Doenças da Hipófise

A hipófise é uma glândula pequena, aproximadamente de 1 cm de tamanho, situada na base do encéfalo (sela túrcica), na região central do crânio, próximo ao hipotálamo. Apesar de não ser muito conhecida, tem vital importância, pois controla a produção dos hormônios de outras glândulas, dessa forma, é considerada como uma glândula mestra. É dividida em adenohipófise e neurohipófise.

Ela produz:

• Prolactina: responsável pela produção do leite no período da amamentação
  • Hormônio do crescimento (GH): responsável pelo crescimento na infância e regeneração celular e metabolismo energético durante a vida adulta
  • TSH: estimula a tireoide na produção dos seus hormônios – T3 e T4
  • ACTH: estimula a glândula adrenal na produção do cortisol
  • FSH, LH: estimula o ovário e os testículos na produção de seus hormônios
  • Ocitocina: responsável pela descida, ejeção do leite e contração uterina durante o parto
  • Hormônio antidiurético (ADH): responsável pela reabsorção de água nos túbulos coletores dos rins

A hipófise pode ser acometida por tumores que são microadenomas ou macroadenomas a depender do tamanho. Podem se manifestar com aumento da produção hormonal e também com perda do campo visual, caso o tumor seja extenso e comprima o nervo óptico que se situa próximo a ela.

O tumor mais comum, que acontece tanto em homens e mulheres, é o prolactinoma onde há produção excessiva da prolactina fora do período da amamentação levando a alteração menstrual na mulher, infertilidade, diminuição da libido e também saída de leite pelos mamilos (galactorréia).

Pode ocorrer também o tumor produtor de GH, que leva ao gigantismo na criança e acromegalia no adulto, tumores produtores de ACTH que levam a doença de Cushing por aumento da produção do cortisol e síndrome de Cushing.

Outros tumores bem mais raros são produtores de TSH, LH e FSH.

Esses hormônios podem estar baixos desde o nascimento devido malformações congênitas ou diminuir na vida adulta devido  traumatismo grave do sistema nervoso central, radiação, apoplexia hipofisária/pós-hemorragia volumosa ou outras doenças como histiocitose, granulomatose e sarcoidose. Os pacientes terão sintomas decorrentes da deficiência hormonal e o tratamento consiste na sua reposição.

Outra doença que também pode acontecer é o diabetes insípidus que é a deficiência do hormônio ADH que é secretado pela neurohipófise, o paciente apresenta diurese muito aumentada, cursando com muita sede e desidratação.

As doenças hipofisárias apesar de raras, quando suspeitadas, devem ser investigadas pelo endocrinologista para diagnóstico e tratamento. A reposição hormonal melhora muito os sintomas e a qualidade de vida do paciente.