Diabetes Mellitus

O diabetes mellitus é uma doença crônica, muito frequente em nosso meio, que se caracteriza pela elevação da glicose no sangue por uma deficiência do hormônio insulina que é produzida pelo pâncreas ou por uma ação inadequada dele (resistência insulínica). No Brasil, mais de 13 milhões de pessoas são diabéticas, o que representa quase 7% da população.

Os pacientes podem apresentar sintomas como mal-estar, fraqueza, tontura, boca seca, aumento da ingestão hídrica, aumento da frequência urinária e perda de peso.

Os pacientes com estes sintomas ou com idade acima de 40 anos, histórico familiar de diabetes tipo 2, presença de sobrepeso, obesidade ou outras doenças crônicas como hipertensão arterial ou dislipidemia, uso prolongado de glicocorticoide, mulheres com histórico de diabetes gestacional, gestação com filho com peso ao nascimento acima de 4kg, síndrome dos ovários policísticos devem procurar o endocrinologista para aconselhamento e realização de exames.

Existem principalmente dois tipos de diabetes – o mais frequente que é o tipo 2 está associado com ganho de peso, se manifesta de forma insidiosa no adulto, geralmente acima dos 40 anos, por uma ação inadequada da insulina e o tipo 1 presente em crianças e adolescentes por uma deficiência total na produção hormonal da insulina causado por uma destruição autoimune das células pancreáticas. Além desses, existe também o diabetes latente autoimune do adulto (LADA) que aparece no adulto jovem também por mecanismo autoimune, o diabetes gestacional diagnosticado durante a gestação e o diabetes causado por uso prolongado de glicocorticoide ou por doenças pancreáticas como pancreatite e câncer de pâncreas.

O diagnóstico precoce e o controle adequado é de suma importância para evitar o aparecimento das complicações crônicas da doença como doença renal crônica, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, neuropatia diabética, amputações, retinopatia, entre outras.

O tratamento se faz com orientação dietética com redução do carboidrato, atividade física regular, perda de peso nos diabéticos tipo 2, medicações orais e quando necessário insulina. Nos pacientes diabéticos tipo 1, o uso da insulina é sempre necessário.

Apesar de o diabetes ser uma doença crônica, ou seja, sem cura até o momento, ela pode ser controlada com ajuda dos profissionais capacitados como endocrinologista, nutricionista, enfermeiro, educador físico e psicólogo.

Hoje sabemos que o controle adequado e precoce é extremamente importante para retardar ou impedir o aparecimento das complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos. Caso você tenha diabetes ou fator de risco para essa doença, procure a orientação do médico endocrinologista para orientação, acompanhamento e tratamento.